No presente ano assinalam-se os 100 anos da morte de Manuel de Arriaga, primeiro Presidente da República eleito a 24 de agosto de 1911 e homenageado posteriormente, com Honras de Panteão.

Associando-se à efeméride o Panteão Nacional organiza a exposição Manuel de Arriaga e a construção da imagem da República, que não só conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, como igualmente com a presença de Sua Excelência no dia da inauguração a 12 de julho, às 18h00.

A exposição aborda não só os aspetos mais marcantes da vida e da obra desta ilustre personalidade, como igualmente as importantes iniciativas republicanas na definição de uma nova imagem do regime: os concursos para o busto e estátua da República, a bandeira nacional e o hino A Portuguesa que, em conjunto com a figura do Chefe de Estado, passaram a constituir os símbolos nacionais.

Esta iniciativa que reunirá um conjunto muito abrangente de peças originais pertencentes a alguns dos mais importantes museus e monumentos e palácios portugueses, bem como de coleções particulares, inclui exemplares de pintura, escultura, têxteis e publicações, assim como obras que serão apresentadas em público pela primeira vez.

A exposição, que estará patente na nave central, no coro alto e nas salas de exposição do Panteão Nacional poderá ser visitada de 13 de julho a 12 de novembro de 2017.