EFEMÉRIDES DO PANTEÃO

 O Panteão Nacional vai passar a divulgar de forma sistemática os momentos mais marcantes da história do monumento e efemérides relacionadas com as personalidades aqui homenageadas ou sepultadas.

Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

 Comemoram-se hoje, dia 25 de janeiro, os 76 anos do seu nascimento

Eusébio da Silva Ferreira foi considerado um dos melhores jogadores de futebol do século XX, pelo seu extraordinário desempenho, velocidade, técnica e remate fortíssimo, ficando conhecido para a história do desporto como o Pantera Negra.

Eusébio nasceu em Moçambique, na cidade de Lourenço Marques, hoje Maputo, e desde muito cedo começou a jogar futebol com os seus amigos em campos improvisados. No entanto, foi em Portugal, onde se fixou com 17 anos, que desenvolveu a sua extraordinária carreira.

De 1961 a 1973, integrou a seleção Portuguesa. Em 1966, vestindo a camisola com o número 13, foi o melhor marcador do Campeonato do Mundo, em Inglaterra, sendo reconhecido como um dos melhores marcadores de sempre do futebol mundial.

Em 1965 ganhou a Bola de Ouro, prémio concedido ao Melhor Jogador Europeu. Foi o primeiro jogador a ganhar a Bota de Ouro, em 1968, feito que repetiria em 1973.

Em 1973 obteve a sua última internacionalização; contudo, só 7 anos depois deixaria de jogar, altura em que passou a integrar a comissão técnica da Seleção Portuguesa, até à sua morte.

Do cemitério do Lumiar, onde foi sepultado à data da sua morte a 5 de janeiro de 2014, foi trasladado para o Panteão Nacional a 3 de julho de 2015.