Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2019 – Património e paisagem rural

No dia 18 de Abril celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em 2019 subordinado ao tema Património e Paisagem Rural.

A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, impulsiona a divulgação deste tema com a finalidade de promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, estimulando a percepção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos.

 

ATIVIDADES NO PANTEÃO NACIONAL

18 abril – 10h30 e 14h30

Panteão Nacional – Um marco na Paisagem

Visitas comentadas ao Panteão Nacional, com acesso ao zimbório, zona habitualmente condicionada ao público (mediante inscrição até 15 de Abril. A visita ao zimbório depende das condições atmosféricas. O acesso a esta zona apresenta algumas dificuldades, pelo que se recomenda o uso de calçado confortável).

18 de abril a 5 de maio – 10h00 – 18h00

Três documentários no Panteão Nacional

Rhoma Acans | Primária | Ensaio

Nestas curtas-metragens realizadas pelos alunos da Escola Superior de Teatro e Cinema (IPL) – em homenagem ao pedagogo João de Deus – temos a oportunidade de observar momentos da vida dos jovens ciganos, dos mais pequenos que terminam a Primária e das crianças que se dedicam ao Rugby. Revelam-nos a fragilidade e a força destas personagens e demonstram-nos o peso determinante que o contexto tem no seu desenvolvimento e educação.