O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2019, e com base na proposta apresentada pelo ICOM, foi lançado o tema OS MUSEUS COMO PLATAFORMAS CULTURAIS – MUSEUS E CIDADANIA.

Numa sociedade sujeita a constantes transformações, os museus são plataformas culturais que, para além da sua missão de colecionar, conservar, comunicar, investigar e expor, devem proporcionar aos visitantes as oportunidades de criar, compartilhar e interatuar. Assim, e cada vez mais, estas instituições concentram-se nas suas comunidades, auscultando as necessidades e os interesses das mesmas, procurando ir ao seu encontro, reinventando-se e definindo estratégias inovadoras para atrair diversos públicos.

O Panteão Nacional, associando-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, irá realizar 2 visitas comentadas.

Panteão Nacional – Símbolo de Identidade

Visita comentada ao Panteão Nacional, com acesso ao zimbório, zona habitualmente condicionada ao público.

18 de maio | 10h30; 14h30

Público em geral (recomendado a maiores de 8 anos)

Atividade sujeita a número mínimo e máximo de participantes e a inscrição prévia até 15 de maio. A realização da visita ao zimbório depende das condições atmosféricas. O acesso a esta zona apresenta algumas dificuldades, pelo que se recomenda o uso de calçado confortável.

Contacto para informações:T. 218 854 820 E-mail: geral@panteao.dgpc.pt

Pode consultar a programação das atividades dos museus portugueses – PROGRAMA (informação em atualização até 17 de maio)