Está disponível a publicação A Igreja de Santa Engrácia no Campo de Santa Clara: os tempos do lugar, que resultou da profunda investigação realizada durante a preparação da exposição com o mesmo nome, patente no Panteão Nacional até ao próximo dia 1 de março.

A publicação é profusamente ilustrada, incluindo mapas, gravuras e desenhos de época e inúmeras fotografias. Integra artigos de Clara Moura Soares, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Comissária da Exposição e coordenadora do livro, e da Professora Amélia Dionísio, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Na introdução, a Diretora-Geral do Património Cultural, Arqª Paula Araújo da Silva sublinha:

“Com esta mostra dedicada às múltiplas relações entre a Igreja de Santa Engrácia e o seu contexto urbano, o Campo de Santa Clara, o Panteão Nacional dá continuidade a uma política expositiva que deve ser realçada. Na verdade, nos últimos anos, o Panteão – sendo embora um monumento sem coleções de património móvel assinaláveis – organizou um número considerável de grandes exposições (7 mostras desde 2009) cuja temática é cientificamente alicerçada através da produção de um catálogo. Trata-se de uma linha de intervenção que se saúda porque procura captar e fidelizar novos públicos e contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as figuras que mereceram honras de panteão, sobre o longo percurso deste assinalável monumento, e agora também sobre a sua envolvente.”

Esta publicação está desde já à venda na loja do Panteão.