Manuel José de Arriaga Brum da Silveira e Peyrelongue foi o primeiro Presidente da República Portuguesa, cargo que exerceu entre 1911 e 1915.

Nasceu na cidade da Horta, filho de membros da aristocracia açoriana. Na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito, cedo manifestou simpatia pelos ideais republicanos, o que provocou um conflito insanável com o pai, que o deserdou, deixando de lhe custear os estudos. Para sobreviver e pagar a Faculdade tem então de dar aulas de Inglês.

Na defesa dos ideais republicanos intervém desde muito cedo na vida política e cultural do país. Após a Revolução de 5 de outubro de 1910, foi Reitor da Universidade de Coimbra, Procurador-Geral da República e Deputado à Assembleia Nacional Constituinte. Em 1911 é eleito Presidente da República Portuguesa. O seu mandato foi marcado por uma forte instabilidade, sendo obrigado a resignar em 1915.

Após o abandono das funções públicas, em 1915, Manuel de Arriaga dedica-se à redação das suas memórias, falecendo em 5 de fevereiro de 1917, com 76 anos.

Em 16 de setembro de 2004, em cerimónia pública, o corpo de Manuel de Arriaga foi trasladado do Cemitério dos Prazeres para o Panteão Nacional.