Abril

Vinhas descendo ao longo das estradas,

Mais leve do que a dança

Como seguindo o sonho que balança

Através das ramagens inspiradas.

E o jardim tremeu,

Pálido de esperança.

Jardim verde e em flor, jardim de buxo

Onde o poente interminável arde

Enquanto bailam lentas as horas da tarde.

Os narcisos ondulam e o repuxo,

Voz onde o silêncio se embala,

Canta, murmura e fala

De paraísos desejados,

Cuja lembrança enche de bailados

A clara solidão das tuas ruas.

 

Sophia de Mello Breyner Andresen

in Dia do Mar

 

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)
Sophia de Mello Breyner Andresen, um dos maiores poetas do século XX português, foi a primeira mulher portuguesa a receber, em 1999, o mais importante galardão literário da língua portuguesa: o Prémio Camões.
Sophia de Mello Breyner Andresen, um dos maiores poetas do século XX português, nasceu no Porto a 6 de novembro de 1919. As raízes dinamarquesas remontam ao seu bisavô paterno, que se fixou no Porto Foi na Quinta do Campo Alegre, atual Jardim Botânico do Porto, e na praia da Granja que viveu a sua infância e juventude e onde terá recebido influências decisivas para a sua obra.
Criada na velha aristocracia portuguesa e educada segundo valores tradicionais, frequentou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Tornou-se uma das figuras mais representativas de uma atitude política democrática, denunciando o regime salazarista e os seus seguidores. Publicou os primeiros versos em 1940 na revista Cadernos de Poesia, com a qual colaborou.
Entre 1944 e 1997, publicou 14 livros de poesia, nos quais privilegiou temas como a Natureza – com destaque para o mar, a sua beleza e os seus mitos –, a procura da justiça, a civilização grega e a importância da poesia. Dedicou-se igualmente à prosa, escrevendo contos, peças de teatro e histórias para a infância.
Em 1964 recebeu o Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu Livro Sexto. Em 1999 foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa: o Prémio Camões. Recebeu ainda o Prémio Max Jacob em 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana em 2003, entre outros.
Faleceu, aos 84 anos, no dia 2 de julho de 2004, em Lisboa. Foi trasladada para o Panteão Nacional a 2 de julho de 2014, dez anos após a sua morte.