Amália da Piedade Rebordão Rodrigues nasceu no dia 23 de Julho de 1920, no entanto festejava o seu aniversário, no dia 1 de Julho.
Por esse motivo, as celebrações do seu Centenário tiveram lugar a partir daquela data, podendo toda a programação ser consultada em: http://centenarioamaliarodrigues.pt/

Artista universal, Amália Rodrigues (1920-1999) é uma das personalidades mais importantes da história da música do Século XX.

O seu legado permanece vivo, moderno e intemporal. No esplendor das suas metamorfoses e ciclos, o vasto património fonográfico de Amália Rodrigues afirmou-a, há muito, como uma das melhores cantoras dos nossos tempos.

O simbolismo do Fado na cultura portuguesa, aliado às qualidades artísticas da obra de Amália Rodrigues e aos contributos que deu para a difusão da cultura e da língua portuguesas em todo o mundo, de Paris a Tóquio, da União Soviética aos Estados Unidos, fizeram dela uma das mais reconhecidas embaixadoras de Portugal.

A singularidade da sua carreira assegurou-lhe, em 2001, um lugar no Panteão Nacional, onde repousam os seus restos mortais.