No próximo dia 21 de julho (sábado), pelas 15h30, realiza-se no Panteão Nacional um concerto pelo Coro Os Meninos Cantores de Paris, conjunto vocal que integra 60 elementos – 40 rapazes entre os 10 e os 16 anos e 20 adultos.

O concerto de música sacra terá a duração de 2 horas, com intervalo de 20 minutos.

Entrada Livre, mediante o pagamento de ingresso no monumento.

 

OS MENINOS CANTORES DE PARIS

A Escola Coral dos Meninos Cantores de Paris – conhecida em França como La Maîtrise des Petits Chanteurs de Sainte-Croix de Neuilly – faz parte, desde a sua criação em 1956 por Louis Prudhomme, de uma instituição educacional mais ampla, a Notre-Dame de Sainte-Croix, uma reputada escola privada parisiense. Junta jovens dos vários níveis do ensino básico que querem praticar o canto coral de forma intensa e obter uma educação musical de alto nível. A Escola Coral foi precedida, nos anos que se seguiram à fundação da Notre-Dame de Sainte-Croix em 1850, por La Schola, um coro menos estruturado.

Os Meninos Cantores de Paris, amiúde considerado pelos principais críticos como um dos mais significativos e ativos coros de rapazes, é atualmente dirigido pelo Maestro e Diretor Musical Francois Polgár, antigo aluno desta Escola Coral, antigo Diretor do Coro da Ópera Nacional de Paris (Choeur de l’Opéra National de Paris), dos Coros da Rádio Nacional Francesa (Choeurs et Maîtrise de Radio-France), e vencedor do Victoire de la Musique, equivalente em França aos Prémios Grammy.

O Coro assegura serviços musicais nas cerimónias religiosas e funções oficiais da Notre-Dame de Sainte-Croix. Participa frequentemente em importantes festivais de música e interpreta grandes obras com orquestra, tais como o Requiem de Mozart, O Messias de Händel ou A Criação de Haydn. Interpreta também, a capella, um repertório de peças do sagrado e do profano. A presença assídua do Coro em inúmeros festivais de referência a nível europeu e internacional (Oxford e Bath na Grã-Bretanha, Wengen na Suíça, Avignon e Aix-en-Provence em França, Valência em Espanha, Woodstock Mozart Festival nos Estados Unidos da América, Châteauguay no Canada, etc.) tornam-no num dos mais excecionais e ativos grupos corais de França. O Coro procura enfatizar o carácter distintivo do seu rol de vozes de elite exclusivamente composto por jovens coristas masculinos e que confere ao coletivo uma cor vocal excecional, única no panorama musical francês.

Durante o período escolar, o Coro de Meninos Cantores de Paris atua regularmente em algumas das maiores igrejas de Paris (Saint-Sulpice, Saint-Germain-des-Prés, Saint-Louis-en-l’Île, Saint-Eustache, etc.), bem como em grandes salas de espetáculo (Opéra Comique, Olympia, Salle Pleyel, Palais des Congrès, Palais Omnisport de Paris-Bercy, etc.).

Durante a visita a França do Papa Bento XVI em 2008, o Coro desempenhou um papel central na missa campal na Esplanade des Invalides, em Paris, e François Polgàr foi escolhido para dirigir um coro combinado de 2.500 coristas fortes, reunido para o evento. Em 2011, O Coro foi ainda escolhido para gravar a versão francesa do hino para o Dia Internacional da Juventude, em Madrid. Em Novembro de 2011, o Coro deu um concerto com o principal organista da Capela Real de Windsor.

Todos os anos, o Coro de Meninos Cantores de Paris parte em digressão. Já viajou por toda a França, atuou na Grã-Bretanha, Suíça, Itália, Espanha, Canadá, Estados Unidos da América, e também Rússia, Coreia do Sul, China, entre outros países.

A discografia do Coro manifesta uma preocupação com a elevação espiritual quer do ouvinte quer dos próprios coristas. Entre outros, gravaram o Requiem de Fauré na sua versão original de 1893, um repertório de motetos dedicados à Virgem Maria, motetos a capella e cânticos natalícios franceses.

O Coro de Meninos Cantores de Paris é o único coro infantil editado pela Sony Classical France.