Três documentários no Panteão Nacional

Rhoma Acans | Primária | Ensaio

18 de abril a 5 de maio – 10h00 – 18h00

 

A mostra Três Documentários no Panteão Nacional, que constitui uma homenagem ao escritor e pedagogo João de Deus, integra três filmes realizados pelos alunos do Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema, no âmbito do seminário de produção de filmes dedicado ao documentário, tendo como fio condutor o tema da Educação.

Nos filmes referidos, cujas sinopses seguem infra, são observados momentos da vida de: jovens ciganas, dos mais pequenos que terminam a primária e ainda de jovens jogadores de rugby.

Sinopses

RHOMA ACANS

Documentário

Ano de produção: 2012

Realização: Leonor Teles

Duração: 12’00”

“Rhoma Acans” é uma viagem de autodescoberta empreendida pela realizadora com o objetivo de compreender o verdadeiro peso identitário da sua herança cigana, a partir da história da sua própria família e do modo como ela se afasta ou aproxima da história de Joaquina, uma jovem cigana no seio da tradição. “

 

PRIMÁRIA

Documentário

Ano de produção: 2013

Realização: Hugo Pedro

Duração: 19’40”

Uma turma de quarto ano começa o terceiro período. Caetana prepara-se para os exames nacionais que irão determinar o seu sucesso escolar, enquanto aproveita os últimos dias de brincadeira no recreio. Entretanto, as notas dos exames são afixadas e as crianças descobrem se foram bem sucedidas ou não. A cerimónia de despedida reúne pela última vez aquela turma, que celebra o seu adeus.

 

ENSAIO

Documentário  

Ano de produção: 2018

Realização: Mariana Santana

Duração: 14’17”

Num clube de bairro em Alvalade, uma equipa de crianças reúne-se todas as quartas e sextas para jogar Rugby. Alguns miúdos receiam o confronto, outros são mais decididos. No dia do jogo todos se concentram a competir com a equipa adversária. Qualquer que seja o resultado, haverá sempre outro jogo.