Esta data constitui uma oportunidade para assinalar a visão da população jovem sobre as questões e as suas iniciativas. Atualmente, os/as jovens têm um papel crucial na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O mundo tem testemunhado a mobilização, sem precedentes, das pessoas jovens em todo o mundo, o que demonstra o enorme potencial que possuem para responsabilizar decisores. A Década de Acão anunciada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em Setembro de 2019, exige que as populações, incluindo a jovem, gerem um movimento imparável que alavanque as transformações necessárias.

Em 2021, o tema do Dia Internacional da Juventude é «Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária», um tema que permite aos/às jovens a oportunidade de integrar as suas vozes, ações e iniciativas, bem como, defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os enormes desafios que a humanidade enfrenta.

Considerando a particular relevância do tema, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), Instituto Público que tem por missão desenvolver e executar as políticas de juventude através de programas, projetos e atividades de educação não formal, dinamizará atividades de e com jovens em todo o país.