No dia 18 de abril, o Panteão Nacional foi casa para inúmeros eventos e iniciativas. Desde música a arquitetura, nada faltou no Panteão no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O Panteão Nacional dinamizou duas grandes iniciativas ao longo deste dia: “De São Vicente a Santa Engrácia” e “Inspirações Sonoras”. Para além destas duas atividades, a entrada no Panteão Nacional e nos restantes museus e monumentos da Direção- Geral do Património Cultural foram grátis ao longo de todo o dia, com o intuito de aproximar o público do património cultural português.

A primeira, “De São Vicente a Santa Engrácia”, resultou de uma iniciativa conjunta entre o Panteão Nacional e o Mosteiro de São Vicente de Fora. Durante a manhã, os dois monumentos receberam alguns dos alunos da Escola Básica de Santa Clara e desafiaram-nos a conhecer a história e ligação entre os dois monumentos através de um peddy paper. Durante a tarde, realizaram uma visita aberta ao público de todas as idades, mediante inscrição prévia. Com duração de 90 minutos, contou com a presença de 30 participantes.

A segunda atividade, “Inspirações Sonoras”, a ter lugar no Panteão, no dia 18 de abril, pelas 18h30, foi uma sessão de apresentação de seis curtos vídeos musicais inspirados no monumento e na sua arquitetura. Esta iniciativa resultou de uma parceria entre o Panteão Nacional e a Câmara Municipal de Lisboa / Arquivo Municipal de Lisboa | Videoteca. Incluiu ainda intervenções musicais por parte de Paulo Amorim (guitarra) e Eduardo Alcântara (contrabaixo). Estiveram presentes cerca de 50 pessoas.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instaurado em 1982 pelo International Council on Monuments and Sites (ICOMOS). O tema definido para 2023 foi “Património em Mudança”, com destaque para a “emergência climática”.

O Panteão Nacional está aberto de terças a domingos, entre as 10 e as 18 horas, até ao mês de outubro. Estará patente, até 30 de abril, a exposição “Thalassa! Thalassa!”, dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen.